Dermatologia e Oncologia

Oncologia veterinária: Ao longo dos anos, a Oncologia Veterinária vem se desenvolvendo, principalmente, na área de pequenos animais.

Confira matéria completa da Dra. Roseanne Sales para Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal.

Dermatologia veterinária: Esse serviço tem apresentado grande crescimento em Fortaleza, Brasil e no mundo. Trata-se de uma área que requer dedicação, conhecimento, paciência e amor – tanto pelo profissional quanto pelo proprietário do animalzinho, acometido de algum problema relacionado às doenças de pele.

É importante salientar que muitas doenças de pele são crônicas ou mesmo incuráveis, precisando ser controladas e acompanhadas, muitas vezes, pela vida toda – o que exige, portanto, um comprometimento mútuo entre:

Veterinário - Proprietário – Paciente

Problemas dermatológicos incomodam muito o animal e seu dono, levando o bichinho a apresentar odor fétido, pêlo feio, opaco, quebradiço, sem brilho, com quedas exageradas, além de coceira e feridas (foliculite).

Atualmente, tratar algumas dermatopatias requer muita demanda de tempo, dedicação e até mesmo recursos financeiros por parte do dono do animal, mas muitos abandonam ou interrompem o tratamento por falta de esclarecimentos de que é uma doença crônica incurável e que precisa de controle, pois prevenir é sempre melhor que remediar.

A participação do proprietário é fundamental em todo o processo de bem-estar e qualidade de vida do seu animal. Em casos específicos, somente a indicação e prescrisção não são suficientes para obtermos sucesso, pois essa responsabilidade tem que ser dividida, porque o manejo é tão importante quanto o diagnóstico e o tratamento acertado.

Roseanne Sales Chaves Bastos, CRMV 1491. Médica-veterinária com especialidade em Dermatologia Veterinária na Anhembi Morumbi – SP e Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais pela Universidade Federal de Mossoró-RN. Sócia-proprietária das Clínicas Veterinárias Faro Fino desde 1996.